É de hospedagem gratuita que você precisa?

Em sua busca de hospedagem gratuita para seu site, você provavelmente já percebeu já que existem centenas, talvez milhares de serviços são oferecidos. Todos querem o seu site, todos eles estão grátis e superficialmente, parece que todos eles oferecem a mesma coisa.

Então como você escolhe entre eles? Realmente importa que hospedagem gratuita que você usa, se você não está pagando por isso? Você não deveria escolher com um serviço gratuito que tem milhares de clientes felizes, como o Geocities (que não existe mais), Tripod ou Fortunecity?

Para responder essas perguntas, vamos pensar sobre o que você realmente quer fazer. Se você está criando um site de comércio eletrônico e tem esperança de ganhar algum dinheiro, ou apenas praticando seu hobby ou um interesse especial, você quer que as pessoas realmente consigam ver seu site.

Isso significa que você deseja que a hospedagem para servir as páginas seja feita de forma confiável, com o mínimo tempo de "downtime" (tempo que a hospedagem não funciona). Apesar que nenhum hospedeiro, pago ou gratuito, pode garantir que seu site estará sempre online, você quer que suas páginas estejam disponíveis 99% das vezes ou mais. Esta é a área onde a diferença entre um host gratuito e um pago é mais aparente. Verifique os fóruns da hospedagem antes de se inscrever - todas as vezes que o tempo de downtime for grande, haverão comentários e reclamações. Ou veja se você pode encontrar uma garantia de uptime.

Supondo que você quer que as pessoas vejam suas páginas, você precisa de uma quantidade de banda (trafégo) razoável. Sites de hospedagem grátis normalmente definem um limite para cada usuário para cada mês, e esse limite pode variar de 500MB a 2GB ou mais. Se você está planejando servir grandes arquivos de imagem, áudio ou vídeo, talvez esss limites sejam muito pequenos, de modo que irá afetar a sua escolha de hospedagem.

Além disso, o espaço de armazenamento em hosts gratuitos geralmente é ridiculamente limitado - alguns ainda estão oferecendo 10 MB, que é muito baixa para quase todos. Tais limites são projetados para impedir que os usuários que utilizam o espaço livre para hospedagem de imagens.

Muitas empresas de hospedagem gratuita de sites não lhe darão muito controle dos layouts de suas páginas, porque eles só permitem páginas hospedadas construídas com suas próprias ferramentas internas. A menos que você tenha requisitos muito simples, este tipo de hospedagem gratuita é de valor limitado.

Depois, há a publicidade que as hospedagem gratuitas geralmente colocam, ao lado, sob ou sobre suas páginas hospedadas. Nada sugere mais que um site é 'ruim e pouco profissional' do que a publicidade excessiva relacionada com o conteúdo da página. A maioria dos provedores de hospedagem gratuita não consegue determinar sobre o que uma página hospedada se trata, de modo que coloca anúncios da marca em geral ou anúncios em que são pagos por cada mil visualizações. Se você se preocupa com a impressão que suas páginas vão dar aos seus visitantes, tente olhar para as páginas da Web em um determinada hospedagem para verificar se a publicidade é aceitável.

Você pode acreditar que nenhuma dessas questões realmente importa, pois você pode apenas tirar seu site fora e tê-lo hospedado em outro site de hospedagem gratuita de serviços, se houver algum problema. Mas há desvantagens significativas para isso. Se você mudar de hospedeiro, você muda sua URL, e os motores de busca vão precisar de tempo (normalmente alguns meses) para localizar, rastrear e indexar suas páginas, e seu número de visitas também vai cair no mesmo período. Você vai precisar excluir as páginas antigas para evitar as punições por conteúdo duplicado. Os usuários terão suas páginas favoritas no hospedeiro antigo, e não será capaz de encontrar o novo. E assim por diante.

É melhor escolher uma boa hospedagem de graça desde o começo, e ficar com ela. Ou mesmo encontrar um serviço pago de hospedagem barata - a maioria das pessoas pode pagar R$5 por mês, que lhe entregará um serviço muito bom e confiável de hospedagem, com nenhum dos problemas e inconvenientes anteriormente abordados.

Publicado em: Fev. 2, 2011

Publicado por: Bernardo Pires

Comentários:  

Próximo Artigo: Como Escolher uma Hospedagem Grátis PHP

Artigo Anterior: Guia para Hospedagem Grátis

Tags

hospedagem

blog comments powered by Disqus