Guia para Hospedagem Grátis

É realmente possível conseguir hospedagem grátis?

Sim, existem milhares de hospedagens gratuitas de sites, isso significa não pagar nada para ter seu site hospedado. Geralmente você terá que dedicar mais tempo ou terá restrições na sua hospedagem, além de possivelmente anúncios forçados como Popups, banners ou links. Quando procurando por hospedagem gratuita na internet (em buscas como o google) você deve ter cuidado, pois muitas empresas dizem que oferecem hospedagem de graça, porém algumas tem uma "pegadinha", como cobrar uma taxa muito alta para registrar um domínio ou outro serviço, então não são realmente gratuitos. O guia abaixo oferece dicas sobre como achar o hospedeiro ideal pra você.

Como as hospedagens gratuitas ganham dinheiro?

Várias hospedagens gratuitas geralmente ganham dinheiro forçando o usuário a mostrar anúncios como popups ou banners. Algumas empresas de hospedagem não forçam os usuários a colocar propaganda, porém requerem que seus usuários cliquem em anúncios, o que é uma prática proibida. Outras empresas esperam que oferecendo hospedagem gratuita, algum dia o usuário irá fazer o "upgrade" para uma hospedagem paga. Algumas vendem serviços, como design ou ajuda para fazer um site. Outras forçam que o usuário postem em seus forums, em busca de fazer uma comunidade ativa e atrair mais usuários, assim também gerando mais impressões de seus anúncios.

Pode-se confiar em sites de hospedagem gratuitos?

Geralmente não, porém existem algumas exceções. Se a hospedagem grátis está ganhando dinheiro através de anúncios ou através de outro serviço, então provavelmente vão continuar online. Se a hospedagem aceita qualquer um, especialmente através de sistemas de registro automático e oferece suporte à ferramentas como PHP ou ASP.NET, então seus usuários muito provavelmente tentarão abusar do serviço, o que pode resultar em instabilidades ou em lentidão. A melhor opção é escolher provedores que não aceitam qualquer um.

Usos de hospedagem gratuita

Hospedagem gratuita não é recomendada para empresas a não ser que você consiga uma hospedagem sem anúncios e que seja muito seletiva. Devido as razões já mencionadas, não é interessante para uma empresa sofrer com lentidão ou instabilidades. Outras razões para usar hospedagem gratuita é simplesmente com o fim de aprender como fazer sites, ter seu site pessoal, como um blog ou fotos da sua familia, ou testar scripts que você desenvolveu.

Como achar a melhor hospedagem grátis para o seu caso

A melhor opção são diretórios de hospedagens, ou seja, sites que contém um grande número de opções de hospedagens. Em geral, é uma boa prática escolher uma hospedagem que não oferece muito mais do que você precisa.

Publicado em: Jan. 30, 2011

Publicado por: Bernardo Pires

Comentários:  

Próximo Artigo: É de hospedagem gratuita que você precisa?

Tags

asp guia hospedagem php

blog comments powered by Disqus